Dicas para uma iluminacao bonita e eficiente! #015

Todos nós queremos estar em um ambiente confortável e aconchegante e, para isso, a iluminação desempenha um papel determinante! Na hora de iluminar sua residência, procure não apenas "espalhar lâmpadas". Busque informar-se também acerca de outros aspectos como: eficiência, conforto, temperatura de cor, etc. Para lhe auxiliar, preparamos algumas dicas de como alcançar corretamente o efeito desejado! Confira:

1. Avalie o ambiente – Antes de começar a escolher os itens de iluminação, é fundamental avaliar o ambiente, tendo clareza de qual atividade será exercida ali! Procure contextualizar a iluminação ao restante da decoração. Por exemplo: um escritório tende a ter iluminação focal voltada para as mesas. Um banheiro pode ter fitas de led no contorno do espelho. Esses são detalhes que enriquecem o ambiente.

2. Faça uma iluminação Econômica – Economizar é um hábito que devemos ter em qualquer função ou exercício de nossa vida, e temos que estar cientes também da importância de colaborar com a preservação do meio ambiente. Na questão da iluminação, mesmo investimentos maiores no momento da compra podem significar economia, tendo em vista que a iluminação com LED, que demanda um investimento inicial mais alto, acaba reduzindo bastante o consumo de energia, além de ter uma vida útil superior às halógenas e fluorescentes.

3. Certifique-se da utilidade pretendida – Saiba como planejar seu ambiente! A iluminação pode ser utilizada de diferentes formas, como por exemplo iluminação Geral, Indireta ou de Tarefas. Iluminação de calhas com tubulares são para iluminação geral. Um nicho decorativo com uma bulbo compacta pode ser indireta, apenas para dar um efeito sutil ao ambiente. A iluminação de tarefas é planejada para um ambiente onde será realizada uma atividade específica (um camarim tende a ser bem iluminado, porém com contraste de temperaturas para suavizar e manter as cores fidedignas).

4. Temperatura de cor – Se você busca uma iluminação perfeita, saiba situar a temperatura com o ambiente desejado. Em um cômodo onde você deseja sentir-se mais confortável e descansar, recomenda-se uma temperatura de iluminação mais quente (mais amarelada). A temperatura de cor costuma variar entre 2700k e 6400k, sendo que quanto mais alta, mais próxima do branco (chamada de branco frio). Em ambientes como cozinhas ou banheiros, geralmente se utiliza esta iluminação mais fria.

5. Seja criativo e produza efeitos - Atualmente dispomos de uma variedade enorme de opções em lâmpadas coloridas, fitas que trocam de cor e luminárias decorativas. Procure aqueles que mais combinam com o estilo de ambiente que você deseja criar e deixe-o ainda mais bonito!!

6. Google It! - A internet está cheia de fotos de ambientes para inspirá-lo e ajudar a visualizar como tudo ficará depois de pronto! Utilize esta facilidade a seu favor!

Fique ligado, pois voltaremos com mais dicas. Até a próxima!!!

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: