Componentes e EPIs para a seguranca do Eletricista. Você sabe quais são?

"Segurança em primeiro lugar", você sempre escuta essa frase, mas nem sempre coloca em prática, não é verdade? Na área elétrica, a ênfase em segurança é fundamental!

Você sabe quais ferramentas e equipamentos de proteção um eletricista deve portar? Bom, então nos acompanhe que iremos detalhar algumas informações! Na área da eletricidade, temos componentes que protegem tanto a instalação quanto o usuário da rede.

Sabemos que existem dispositivos como Disjuntores, Disjuntores DR, DPS, até mesmo contatoras - dispositivo usado para intermediar comando que nos permitem trabalhar com correntes maiores, que oferecem riscos. Mas não vamos nos limitar aos componentes. Temos uma ampla gama de ferramentas que também podem nos oferecer proteção! Vamos conhecer algumas delas?

  • Fique atento! Chaves, alicates, entre outras ferramentas manuais devem acompanhar estas características: indicar a tensão que suportam (geralmente 750v). No caso das caso das chaves: ter haste isolada, ser emborrachada ou material isolante para manusear.

-Capacete é imprescindível. Sabemos que o local de trabalho pode oferecer riscos, então para evitar acidentes com quedas de objetos sempre use o capacete

  • Capa protetora: item muito usado em redes de alta tensão, deve ser emborrachada para isolar contra a energia elétrica.

  • Luvas devem ser de vaqueta de couro ou emborrachadas contra alta tensão (quando aplicável)

  • Óculos de proteção devem ter o CA adequado. Lembrando que alguns modelos de capacete também contam com viseiras

  • Cintos de Segurança e trava de proteção: estes itens devem ser usados por eletricistas que trabalham em altura superior a 2m

  • Botinas de proteção: Verificar se possui CA13808, que protege contra choques elétricos

Esteja sempre atento às caracteríticas do local e serviço a ser executado e não abra mão da sua segurança!!!

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: