Utilizando Iluminação de Emergência Residencial: Dicas Importantes para Sua Segurança

Estamos habituados a ver equipamentos de iluminação de emergência em estabelecimentos comerciais, seguindo exigências de segurança. Mas você também pode utilizá-los em sua residência, para se precaver de situações desconfortáveis, como a falta de energia!

Você pode utilizá-las fixadas em locais estratégicos, como próximo a saídas, extintores, escadas, elevadores ou outras medidas situacionais. Lembrando que quando ligadas à energia, acendem automaticamente na falta dela! Disponibilizadas em diferentes potências e com autonomia média de 6 horas, são excelentes ferramentas de apoio até que a situação se resolva!

É importante que, dependendo do sistema da sua luminária, você tenha alguns cuidados básicos, por exemplo: como elas funcionam com baterias, é necessário que você lembre de fazer a manutenção, desligando ela por algumas horas de tempos em tempos. Assim, você garante a vida útil e durabilidade de energia armazenada. Atualmente, algumas marcas já contam com sistema automático, que desliga a luminária e religa sem necessidades de fazer esta manutenção.

Existe também luminárias de emergência de maior porte, com faroletes para iluminar grandes áreas. Apesar do uso obrigatório se aplicar apenas a estabelecimentos comerciais, industriais e condomínios (conforme norma técnica), o uso residencial tem se tornado cada vez mais comum. O modelo mais comum, de 30 leds, é encontrado facilmente e com preços bastante acessíveis! Como é bastante compacta, você não precisa fixá-la se não desejar, podendo apenas manter a carga e utilizá-la de forma semelhante a uma lanterna!

NÃO FIQUE NO ESCURO!! Consulte seu eletricista e faça o cálculo para saber qual potência ideal para o ambiente que você deseja!

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: