Tudo o que você precisa saber sobre os Disjuntores: Tipos, Funcionamento e Solução de Problemas

Os disjuntores são peças essenciais para qualquer instalação elétrica. Estão presentes em circuitos residenciais, comerciais e industriais. Geralmente, é o primeiro item a ser utilizado na instalação. Seja em um quadro de comando industrial ou em um CD residencial, o disjuntor serve para fazer a proteção geral ou específica de algum circuito. Saber dimensionar um disjuntor é indispensável para quem está instalando ou fazendo manutenções. Antes de abordarmos os principais problemas que podem estar relacionados ao uso de disjuntores, vamos entender como funcionam e quais os modelos existentes no mercado.

Hoje conhecemos os disjuntores pelo seu tipo de encaixe e em qual curva ele irá atuar. Existem dois tipos de encaixes padrão que usamos, que são;

Nema – Modelo mais antigo, com encaixe nas suas abas superior e inferior, feito de baquelite (material resistente a calor) e de coloração preta.

Din – Modelo mais moderno, com encaixe em trilho na sua parte traseira, auxiliado por travas. Por ter tecnologia mais recente, é o que tem maior procura no mercado. Invólucro em cor branca.

A função principal do disjuntor é proteger o sistema elétrico e seus dispositivos em caso de sobrecarga de energia ou superaquecimento. Ao detectar algum desses problemas, o disjuntor "desarma" automaticamente, cortando a corrente, evitando curtos e anulando o risco de incêndios por sobrecarga.

Caso seu disjuntor esteja desarmando imediatamente após ligar o circuito, é recomendado verificar com seu eletricista o dimensionamento do mesmo. Também verificar se algum aparelho não está danificado, superaquecendo assim a rede. Outra situação que pode ocorrer é o disjuntor estar "fadigado". Você irá perceber que no momento de ligá-lo, a tecla está mais leve e desarmando constantemente. Isso se dá ao fato do mecanismo estar danificando, sendo a única saída substituir por uma nova peça.

Estas são apenas algumas dicas simples! Lembramos que para solucionar problemas mais complexos em seus circuitos, é sempre recomendado verificar com seu eletricista! Você encontra esse produto na loja Casa do Eletricista de Canoas.

Até a próxima!

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: