Quando e mais vantajoso ter um ventilador de teto?

O primeiro ventilador da história foi criado entre 1882 e 1886, pelo engenheiro americano Schuyler Skaats Wheeler para refrescar fábricas e hotéis! Na mesma época, Philip H. Diehl, considerado o "pai" do ventilador moderno, inventou o ventilador de teto. Na década de 1920 eles começaram a chegar aos lares! 

Com algumas dicas e técnicas, é possível potencializar o trabalho do ventilador, além de driblar outros desconfortos.

Veja neste post as vantagens do ventilador de teto!!!

1) Para ambientes abafados:

 

Se há algo pior do que o ar quente do verão, com certeza é quando esse ar não ventila!  Os cômodos acabam ficando abafados e, às vezes, sentimos o ar pesado ao permanecer neles. Pois saiba que os ventiladores podem ser muito úteis para os dias em que o clima está fresco lá fora, mas quente dentro de casa. 

Geralmente, nessas situações, o ar quente se encontra em cima, próximo ao teto. Assim, experimente abrir todas as portas e janelas e ligar o ventilador no modo exaustor — que gira no sentido anti-horário — por uns 30 minutos. A tendência é que o aparelho desloque o ar quente (que está em cima) para as saídas do cômodo. Dessa maneira, o ar frio entra próximo ao chão e sobe em seguida, deixando o ambiente muito mais fresco.

2) É um grande aliado do ar-condicionado:

 

Para quem não abre mão do aparelho de ar condicionado, mas não está contente com os reflexos disso na conta de energia, temos boas notícias. O ventilador de teto pode ser um grande aliado na missão de refrescar os ambientes com mais economia.

Nas noites de calor, experimente ligar o ar-condicionado ao anoitecer e, depois de refrescar o ambiente, desligue e deixe o ventilador ligado para espalhar o ar gelado. Mas atenção: não se esqueça de, ainda assim, manter as saídas — como portas e janelas — fechadas.

Outra vantagem de aliar o ar-condicionado com o ventilador (e que também gera economia) é bastante interessante para quem não abre mão da potência do primeiro. Em vez de passar o dia todo com o ar-condicionado ligado a 16ºC, experimente ligar o aparelho por volta dos 23ºC e acionar o ventilador, para ajudar na temperatura e na circulação do ar refrigerado. Assim, você economiza energia, já que é significativa a diferença de consumo do aparelho em cada uma dessas temperaturas.

 

3) Ajuda a combater os insetos:

 

Uma das maiores reclamações no verão é sobre o incômodo que os insetos trazem. Geralmente, com as altas temperaturas, costumamos deixar as janelas abertas e, com a iluminação, os insetos costumam invadir os cômodos. Nesse sentido, o ventilador de teto é bastante útil — tanto dentro de casa quanto fora! Em varandas e áreas de lazer, que costumam ser abertas, o que impede a refrigeração por splits e facilita a entrada dos bichos, o ventilador também é um aliado, pois ajudará a circular o ar e a manter os insetos longe! 

 

 

 

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: