Transformador de tensão !

Você já passou pela situação de comprar um aparelho que tanto desejava, apenas para perceber que ele não é compatível com a voltagem da tomada mais próxima? Ou talvez tenha se mudado para um lugar onde a tensão da rede elétrica é diferente daquela à qual seus aparelhos estão acostumados. Nessas situações, o que fazer?

Atualmente, muitos aparelhos são "bivolt", o que significa que podem funcionar em duas voltagens diferentes. No entanto, ainda existem dispositivos que operam apenas em uma voltagem fixa, como aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e outros equipamentos de alta potência. Esses aparelhos requerem uma tensão específica para funcionar adequadamente, evitando problemas na instalação elétrica, como a diminuição da seção dos condutores ou dimensionamentos caros.

Então, como resolver essa questão de forma rápida e prática? A resposta está na instalação de um transformador de tensão. Para ajudá-lo, reunimos informações importantes sobre o uso desses dispositivos.

A primeira pergunta que você deve fazer ao se deparar com a diferença de tensões é se a sua casa possui uma rede bifásica. Se sim, o ideal é instalar uma tomada compatível com a voltagem do aparelho, tornando o uso do transformador desnecessário. No entanto, se essa não for uma opção viável, o transformador pode ser a melhor solução.

A escolha do transformador adequado para o seu aparelho depende da potência consumida por ele. Geralmente, a potência dos aparelhos é expressa em Watts (potência ativa), e essa informação pode ser encontrada na caixa ou na etiqueta do aparelho. Já os transformadores são dimensionados em VA (Volt Ampere - Potência aparente), e esses valores não são diretamente equivalentes. Portanto, é necessário converter esses valores para garantir a potência correta do transformador. Para essa conversão, é aconselhável consultar um vendedor, mas, de forma resumida, o cálculo aproximado é multiplicar a potência em VA por 0,65.

Por exemplo, um transformador de 1000VA é capaz de suportar aproximadamente 650W (1000 x 0,65 = 650W), enquanto um transformador de 2000VA suportaria cerca de 1300W e assim por diante.

Uma das vantagens do transformador é a facilidade de instalação. Certifique-se sempre de conectar o cabo de força no lado correto do transformador. Por exemplo, se a tomada for de 127V, conecte a entrada do transformador a 127V e a saída a 220V para alimentar um aparelho de 220V. Se a situação for inversa, basta inverter a posição do cabo.

É importante destacar que não é recomendado operar o transformador continuamente em sua capacidade máxima. O ideal é que ele seja dimensionado para suportar um pouco mais do que a demanda real do aparelho, o que evita superaquecimento e prolonga sua vida útil.

Para evitar dúvidas e garantir a segurança elétrica, sempre consulte um profissional da área para avaliar sua situação específica. Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Não hesite em conferir nossos modelos de transformadores e solicitar um orçamento e outras informações diretamente em nosso site!

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: