Principais Mitos sobre Eletricidade

MITO - O uso de benjamins é seguro!

 

Embora bastante práticos, os benjamins devem ser evitados sempre que possível. Isso porque eles permitem a utilização de diversos aparelhos em uma só tomada, causando curto-circuitos pela sobrecarga de energia.

 

MITO - É seguro secar as roupas atrás da geladeira!

 

Uma prática tão comum quanto antiga, secar roupas atrás da geladeira surgiu em meados dos anos 80 para acelerar o processo de secagem de tênis, calcinhas, cuecas, panos de prato e, imaginem, até toalhas de banho, principalmente em épocas de inverno e dias chuvosos. Mas essa prática tem um preço: A redução do tempo de vida útil do motor e também o aumento da conta de energia elétrica, que atualmente está nas alturas. Uma toalha de adulto, por exemplo, pendurada por horas no gradil dissipador, pode elevar seu consumo em até 20% do normal. Esta prática é tão danosa quanto deixar a porta da geladeira semi aberta.

 

MITO - Colocar garrafa d'água em cima do relógio de luz ajuda a economizar energia!

 

Quem nunca estranhou chegar à casa de um familiar, de um amigo ou de um conhecido e encontrar uma garrafa pet, com água, sobre um medidor de luz? Há alguns anos essa dica, vinda não se sabe de onde, tornou-se uma prática bastante comum no Brasil, na intenção de reduzir o valor da conta de luz. Mas será que há alguma verdade nisso? Infelizmente, não. Alguns estudos científicos sobre esta curiosa questão foram realizados pelos estudantes de Física e Engenharia Elétrica da PUC-RS, mas, para tristeza de muita gente, os resultados obtidos apontaram que ela não passa de um mito, ou seja, colocar uma garrafa pet, com água, em cima do padrão de luz não exerce nenhuma influência para reduzir o consumo de energia.

 

MITO - O chuveiro é o aparelho que mais consome energia na casa!

 

Esse aparelho realmente consome mais luz quando está ligado, porém ao compararmos com outros eletrodomésticos como a geladeira essa regra não pode ser aplicada. Para alguns especialistas é a geladeira o aparelho que mais consome. No final do mês o chuveiro não é o vilão sozinho. Dependendo do modelo da sua geladeira, se for mais antigo pode representar 22% da sua conta de luz de acordo com a Eletrobrás. Alguns estudos apontam que essa porcentagem pode chegar a 30% o que após 30 dias de consumo pode representar mais de R$50,00.

 

MITO - Falar ao celular enquanto ele carrega não é perigoso!

 

Quando um aparelho celular está ligado na tomada, a bateria eleva a temperatura automaticamente, então todo cuidado é pouco para evitar esse superaquecimento, o que pode levar à explosão. O ideal, portanto, é optar por não usar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver sob condições de calor extremo. Os riscos são ainda maiores quando os carregadores usados não são oficiais da marca do aparelho ou não são homologados pela Anatel. A vistoria feita pelo órgão serve justamente para manter a qualidade dos produtos e o bem-estar do usuário final.

 

MITO - Deixar o carregador na tomada não gasta energia!

 

Dispositivos como micro-ondas, televisores e carregadores de bateria gastam energia mesmo quando estão no modo stand-by ou plugados na tomada. A maioria das pessoas sabe disso, mas às vezes não tem noção do quanto seu consumo pesa na conta.

 

MITO - Quedas de tensão não comprometem equipamentos elétricos e eletrônicos

 

Quedas frequentes de tensão podem comprometer equipamentos elétricos que não possuem autorregulagem, abreviando sua vida útil ou provocando queimas prematuras.

 

MITO - Aparelhos com tensão 220v gastam menos energia do que os de 110v

 

Segundo o administrador Wagner Cunha Carvalho, especialista em eficiência energética e hídrica e diretor da consultoria W-Energy, essa crença não é verdadeira. De acordo com Carvalho, muitas indústrias costumam usar tensão 220v ou 380v para economizar nos cabos e fios, pois quanto maior a tensão, menor é o fluxo de corrente elétrica e, portanto, menor a espessura dos cabos e fios. Mas não há diferença significativa no consumo de energia entre um aparelho 220v e 110v. O consumidor precisa estar atento para não ligar um aparelho 110v em uma tomada 220v, ou vice-versa, pois isso prejudica o funcionamento e pode queimar o equipamento.

 

MITO - Para-raios protegem os equipamentos eletrônicos!

 

Eles têm a função de proteger apenas a construção, ou seja, para proteger os seus equipamentos eletrônicos, é necessário instalar um supressor de surto de tensão que tem a função de evitar que as descargas elétricas cheguem até os aparelhos queimando-os.

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: