Conheça os 4 segredos para se livrar da umidade na parede!

 

 

Com a chegada do o inverno, a grande vilã das edificações, a UMIDADE, também aparece, reduzindo a vida útil das nossas paredes e trazendo aquele desagradável odor de mofo para os nossos armários e roupas!

Segundo o Doutor em engenharia e pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Luiz Sérgio Franco, “A umidade excessiva facilita a proliferação de micro-organismos como fungos e bactérias, prejudicando a salubridade dos ambientes. Isso é particularmente dramático para indivíduos que possuem alergias ou problemas respiratórios”.

Através de pesquisa, descobrimos que existem diferentes causas para a umidade e também algumas medidas preventivas que irão te ajudar a evitar o problema!

1- Umidade por intemperismo:

Ocorre quando a água da chuva penetra pela fachada ou pela cobertura. Para evitar o problema, a construção da fachada deve utilizar blocos de baixo potencial de movimentação interna, evitando o surgimento de fissuras. Além disso, projetar beirais, ressaltos, molduras e outros detalhes arquitetônicos impede a formação de lâmina de água contínua na fachada. Na impossibilidade de mexer na estrutura, é recomendado buscar uma impermeabilização eficiente!!

2- Umidade por condensação

Este fenômeno é ligado à geração de vapor nos ambientes internos, principalmente cozinhas e banheiros. Está associado também a uma ventilação inadequada do ambiente, seja por má utilização de esquadrias ou pela deficiência na dimensão quando instaladas. Uma forma de solucionar o problema, é corrigir o dimensionamento e instalação destas aberturas!

3- Umidade por capilaridade

Problema gerado quando a parede está inadequadamente ligada com as vigas de fundamentação, estabelecendo contato com o solo. O problema pode ser resolvido evitando, isolando e afastando a parede do solo úmido durante a sua construção.

4- Umidade por infiltração

Acontece quando a umidade atinge diretamente a parede, sendo muito comum em ambientes enterrados – subsolos em geral – projetados sem prevenção ao lençol freático do lado de fora.

Para evitar problemas de impermeabilização e umidades em construção, é recomendado o auxílio de bons profissionais e que possuam experiência no assunto.

Hoje em dia contamos também com diversas opções encontradas nos supermercados para retenção e absorção da umidade! Um exemplo são os “potes” anti mofo, que você pode distribuir pelos armários e substituir a cada 20 dias aproximadamente! Apesar de não agirem diretamente na causa do problema, são uma boa opção para atuar enquanto você busca a solução definitiva!

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: