Blog

Leia isso se você quer ter sucesso na compra de produtos em led!

O uso da tecnologia led cresceu exponencialmente nos últimos anos! Hoje a encontramos disponível em diversos modelos de lâmpadas, luminárias, carros, eletrodomésticos e em uma imensidão de artigos decorativos. (Se você ainda não conhece as vantagens do led, confira neste post aqui: https://www.casadoeletricistars.com.br/blog/8/As-vantagens-do-LED-#005)

Por tratarem-se de objetos quase sempre importados, encontramos produtos aparentemente muito semelhantes, porém com grandes variações no preço, o que acaba enchendo nossa cabeça de dúvidas no momento da compra.

A boa notícia é que, seguindo a curva normal após o lançamento de um produto, os valores tendem a ficar cada vez mais acessíveis. Por outro lado, por tratarem-se de produtos relativamente novos, ainda há pouca regulamentação normativa no Brasil, ficando o quesito “qualidade” a critério dos importadores.

Nessas horas, é importante que você coloque alguns pontos na balança, já que geralmente são produtos que demandam custos de instalação e manutenção e, nesses casos o barato pode sair caro!

Seguem então alguns cuidados importantes que podem ajudá-lo a identificar se aquela compra realmente vale a pena!

1 – Procure pela informação de LUMENS

Muitas pessoas acreditam que a iluminação é medida em watts, porém, apesar de geralmente haver uma correlação positiva entre as duas informações, os “watts” indicam o consumo (o gasto) gerado pelo produto. Já a iluminação é medida em lumens. Por isto, às vezes uma lâmpada que apresenta potência (w) superior pode gerar menor iluminação, devido ao uso de tecnologia ultrapassada ou má qualidade dos componentes.

 

2 – Procure por marcas de qualidade

Como o led é um produto de importação em larga escala, há centenas de marcas no mercado. A grande maioria importa ou fabrica os produtos direto na China, porém os critérios de fabricação e a qualidade dos materiais utilizados sofre ampla variação e é a isto que se deve a discrepância encontrada entre os preços que chegam ao consumidor. Em resumo, desconfie de preços muito abaixo dos encontrados no mercado, já que eles refletem diretamente o custo de produção.

 

3 – Verifique a confiabilidade da empresa e a garantia  

Apesar da duração média prevista para estes produtos ser de 25 mil horas, o prazo médio de garantia  no Brasil é de 1 ano. Entretanto diversos fornecedores oferecem apenas os 3 meses exigidos legalmente enquanto outros oferecem até 3 anos. Nos casos de compra online, verifique as referências e facilidade de contato com a empresa vendedora, pois você precisará acioná-la caso algum dos itens apresente defeito.

 

4 – Solicite e guarde a nota fiscal

É importante lembrar que para efetuar a troca de mercadorias, você precisa mostrar ou informar o número da nota fiscal de compra, por isso é importante sempre guardá-la em um local que você vá lembrar caso precise utilizar este direito. Se você não gosta de guardar as notas, não custa nada tirar uma foto e armazenar em seu celular!

 

5 – Atente para itens que possuem regulamentação do Inmetro

Alguns modelos de lâmpadas, como as “bulbo” e as tubulares, já foram regulamentadas. Procure pelo selo do Inmetro, pois ele atesta que o produto foi fabricado conforme os requisitos mínimos para que atenda aquilo a que se compromete.

 

6 – Confira se a temperatura de cor é adequada para o seu uso!

 Esta última dica é voltada mais à questão estética! Você já deve saber que o led possui duas “temperaturas” para a cor branca. Chamamos de “branco frio” aquele branco que reproduz a luz do dia e é indicado para escritórios, cozinhas, banheiros e ambientes mais práticos. Já o “branco quente” traz aquele efeito mais amarelado, perfeito para ambientes que pedem conforto, como quartos e salas de estar.  O tom de iluminação é medido em Kelvins e costuma variar entre 2700k e 6500k. Quanto mais alto este índice, mais branca será a iluminação. Fique atento a este dado antes de fechar a compra! (Confira mais dicas de iluminação decorativa em https://www.casadoeletricistars.com.br/blog/12/Dicas-para-uma-iluminacao-bonita-e-eficiente!-#015 )

Agora que você já sabe quais são os principais pontos a serem considerados, esperamos que você faça ótimas compras e consiga deixar sua casa muito mais bonita e sustentável! 

Confira também:

11 VANTAGENS DO LED SOBRE AS LAMPADAS VAPOR METALICO/SODIO! #006

5 dicas de árvores de natal criativas!! #035

5 ideias criativas para você surpreender no jantar de dia dos namorados!