Blog

7 Curiosidades sobre a eletricidade que você não sabia!

O campo da eletricidade é imenso, vasto e a cada dia novas descobertas são feitas e trazem ao ser humano mais tecnologia e inovação, muitas coisas curiosas são observadas nesta área de estudo. Nós da Casa do Eletricista listamos 7 fatos sobre a eletricidade que ainda são dúvidas para a maioria das pessoas.

 

1-Velocidade da Luz

Você sabe qual a famosa velocidade da luz? Pois bem, a luz viaja a 300.000 km/s, sendo muito mais veloz do que a velocidade do som.

É exatamente por essa razão que quando ocorre uma tempestade, vemos o clarão (relâmpago) de um raio muito antes que escutamos seu ruído (trovão).

 

2- Hidroelétrica de Itaipu.

No Brasil, 90% da nossa energia ainda é gerada por fonte das hidroelétricas, grande parte proveniente da hidroelétrica de Itaipu, sendo a segunda maior do mundo, perdendo somente pra usina de Três Gargantas, localizada na China.

 

3- Consumo de Energia.

Dentro desse assunto de geração de energia, cada brasileiro consome em média por ano cerca de 1760kw/h, sendo um pouco abaixo da média mundial, que se encontra em 2200kw/h.

 

3- Brasil

O Brasil ficou com a sétima colocação no ranking dos maiores consumidores de energia do mundo. O país ficou atrás de China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha e conta com cerca de 99% da população já com acesso ao serviço, segundo relatório divulgado pelo Banco Mundial.

 

5- Bolas laranjas

Provavelmente você já viu aquelas bolas laranjas/vermelhas nos fios de alta tensão. Já se perguntou para que servem? Elas servem para orientar pilotos de avião quando eles precisam realizar um pouso de emergência em uma estrada.

 

6- Aparelhos que gastam mais energia.

Os cooktops são campeões de consumo, esses fogões elétricos estão em primeiro dos que mais gastam energia em residências. Eles são seguidos pelas geladeiras de duas portas, lavador de louça, micro-ondas e ferro de passar roupas.

 

7- Raios

O Brasil é o país com a maior incidência de raios em todo o planeta, são mais de 57 milhões anualmente. A maior frequência ocorre no estado de Amazonas, porém todo o país é afetado, principalmente durante o verão.

 

Fontes:

www.mundodaeletrica.com.br 

www.megacurioso.com.br

www.sabereletrica.com.br

Confira também:

11 VANTAGENS DO LED SOBRE AS LAMPADAS VAPOR METALICO/SODIO! #006

5 dicas de árvores de natal criativas!! #035

5 ideias criativas para você surpreender no jantar de dia dos namorados!