O que são as curvas dos disjuntores e para que servem?

Assim como em qualquer serviço que envolva eletricidade, a pessoa que for realizar a instalação do disjuntor tem de tomar todos os tipos de precaução! Por isso, esse tipo de trabalho deve ser feito por profissionais experientes na área, para evitar disjuntores mal dimensionados, que podem comprometer toda a rede elétrica do local.

Uma maneira de se tornar um profissional diferenciado, é conhecer bem as características dos componentes elétricos! Saber dimensionar o Disjuntor corretamente é um requisito importante, para isso é necessário saber exatamente que tipo de carga será instalada.

Quando se tem um equipamento muito delicado, é necessária a interrupção dos circuitos nos tempos corretos. A corrente elétrica não pode passar o “limite de velocidade”, para que o aparelho não seja danificado. Porém, para que um motor saia do seu estado de inércia e de partida e chegue a sua em velocidade máxima, é necessária uma enorme corrente na saída para que ele esteja em sua rapidez plena e, neste caso, é necessário que o disjuntor suporte a corrente alta durante um período de tempo maior! O tempo que o disjuntor suporta uma corrente acima da corrente nominal, se chama curva de ruptura.

 

Além do período de tempo, as curvas de rupturas estipulam o quanto maior as correntes podem ser em relação as correntes nominais. Conheça a seguir os três principais tipos de curvas:

 

CURVA B

Possui curva de ruptura entre 3 a 5 vezes o valor de corrente nominal. Podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 90A e 150A.

São indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.

 

CURVA C

Possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal. Tomando como exemplo o mesmo disjuntor de 30 A, este atuaria a uma corrente entre 150A e 300A.

São indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas.

 

CURVA D

Possui curva de ruptura entre 10 a 20 vezes o valor de corrente nominal.  No caso do disjuntor de 30A, atuaria a uma corrente entre 300A e 600A.

São indicados para cargas com grande corrente de partida, a exemplo de transformadores BT/BT (baixa tensão).

 

 

Envie a sua cotação para a Casa do Eletricista KMC.

Aqui na Casa do Eletricista KMC, nós trabalhamos da maneira mais próxima ao cliente possível, com uma equipe especializada que está disponível para tirar dúvidas em relação aos seus produtos, além de um variado catálogo de produtos com mais de 4 mil itens com tele entrega!

Solicite seu orçamento através desse link (ORÇAMENTO). Nós iremos responder o mais rápido possível!

 

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: