As 5 maiores fontes de energia do Brasil

A escolha das fontes de energia é extremamente importante para o desenvolvimento de um país!

Você sabe quais são as 5 maiores fontes de energia que alimentam a matriz energética brasileira?

No blog de hoje você irá conhece-las e entender um pouco mais sobre cada uma delas!

 

1º – Energia Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado, é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.

A força da água em movimento é conhecida como energia potencial. Essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.

Há uma burocracia muito grande para construção de uma usina, sem falar no custo que é extremamente alto, permitindo apenas grandes empresas estatais investirem em sua construção.

As grandes usinas hidrelétricas possuem como desvantagem os impactos ambientais causados pela grande área de alagamento necessária, pelo desmatamento necessário para sua construção e pelas alterações na estrutura dos rios.

Existem pequenas hidrelétricas que possuem esses impactos ambientais reduzidos e com custo mais baixo, tornando possível que empreendedores entrem nesse mercado.

O mercado de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétrica (usinas de pequeno porte) possui um grande potencial a ser explorado, além de ser altamente lucrativo!

 

2ª – Energia Termoelétrica

Energia Termoelétrica é toda e qualquer energia produzida por uma central cujo funcionamento ocorre a partir da geração de calor resultante da queima de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos. Os principais combustíveis utilizados nas usinas termoelétricas são o carvão mineral, a nafta, o petróleo, o gás natural e, em alguns casos, a biomassa.

As usinas termelétricas operam através do aquecimento de água com combustíveis fósseis como carvão, gás natural ou derivados de petróleo. O aquecimento da água produz vapor, cujo fluxo é conduzido por tubulações até as turbinas fazendo com que elas girem.

As turbinas são conectadas a geradores que, como alguns sistemas já citados aqui, geram um campo eletromagnético internamente, produzindo energia elétrica.

Não é uma fonte de energia renovável, pois as usinas são alimentadas, por combustíveis fósseis finitos. Essas usinas geram um grande impacto ambiental, já que a queima de combustíveis fósseis, como sabemos, gera fumaça que polui o meio ambiente.

São responsáveis hoje por cerca de 27% da energia elétrica gerada no país.

 

3ª – Energia Eólica

A Energia Eólica é o processo pelo qual o vento é transformado em energia cinética e a partir dela em eletricidade com o uso de equipamentos específicos.

O vento é usado como gerador de energia desde a antiguidade em sistemas como o bombeamento de água, a moagem de grãos e a movimentação de barcos.

A ONU (Organização das Nações Unidas) classifica a energia eólica como MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e a colocou como prioridade para investimentos no incentivo à chamada economia verde.

Os parques eólicos são construídos para aproveitar o potencial do vento e transformá-lo em energia elétrica. Funcionam através de turbinas – uma espécie de cata-vento – que giram impulsionados pelo vento.

Acopladas a essas turbinas, tem-se geradores que, devido ao giro de uma parte móvel interna chamada rotor, geram campos eletromagnéticos que são convertidos em energia elétrica.

Existe um grande incentivo para investimentos em geração de energia eólica – assim como em outros sistemas de geração de energia limpa – que vem crescendo bastante. Hoje já representa cerca de 7% da energia gerada no Brasil.

As principais vantagens dos parques eólicos com relação às outras tecnologias de geração de energia são o impacto ambiental reduzido e que a energia eólica é 100% limpa e renovável.

A principal desvantagem da geração de energia eólica é a intermitência, ou seja, nem sempre temos vento para geração de energia quando se precisa dela. Por esse motivo, é considerada uma fonte de energia complementar.

 

4ª – Energia Nuclear

A energia nuclear, também chamada de energia atômica, é uma tecnologia relativamente recente, pois sua produção começou na segunda metade do século XX. É um tipo de energia liberada quando acontece uma reação nuclear, isto é, quando o núcleo de determinados átomos se transforma, provocando uma fissão nuclear ou também chamada de divisão do núcleo atômico.

As usinas nucleares utilizam-se de elementos radioativos, principalmente o urânio para gerar energia. No processo de geração, o núcleo do átomo de urânio é desintegrado, liberando grande quantidade de energia térmica (calor) – por isso o nome "nuclear".

Esse calor é utilizado para aquecer e transformar água em vapor. O vapor é conduzido por tubulações e promove o movimento de turbinas que, por sua vez, movem um gerador de eletricidade.

Para você ter uma noção da capacidade produtiva de uma usina nuclear, para cada libra de carvão (453,59g) é possível gerar 1kWh de energia elétrica em uma usina termelétrica, enquanto que 1 libra de urânio produz 3 milhões de kWh de energia elétrica em uma usina nuclear!

O Brasil é considerado o 6º país no mundo com maior quantidade de reservas de urânio, esse potencial é pouco explorado devido aos riscos e impactos ambientais envolvidos no processo de geração de energia.

Não é um tipo de energia renovável, já que necessita de material radioativo – urânio – para produzir e este é um recurso limitado.

Os riscos envolvidos na geração de energia nuclear são imensos, já que estamos falando da utilização de materiais radioativos.

É importante destacar também que no processo de fissão (quebra) do núcleo de urânio, ocorre a liberação de resíduos radioativos, ou seja, toneladas de lixo que permanecem radioativos por séculos, oferecendo riscos ao meio ambiente e à população que vive próximo ao local de armazenamento/descarte.

No Brasil existem 2 usinas nucleares operando e 1 em construção, na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) e a capacidade produtiva das 3 usinas juntas será de 3395 MW.

 

5ª – Energia Solar

A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável, que funciona utilizando o sol como fonte de energia e pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.

A quinta maior fonte de energia no Brasil é solar, participando com cerca de 0,1% da matriz energética nacional.

A geração de energia solar ou fotovoltaica funciona através do aproveitamento da luz do sol, transformando-a em energia elétrica, através de painéis fotovoltaicos ou de um sistema heliotérmico.

No sistema com painéis fotovoltaicos a irradiação solar é convertida diretamente em energia hidrelétrica – é um sistema que utiliza aqueles painéis solares bem comuns no mercado.

Já no sistema heliotérmico, a energia do sol é convertida em energia térmica (calor) e posteriormente em energia elétrica.

O custo de investimento em energia solar ainda é relativamente elevado, mas vem baixando com o passar dos anos e os avanços tecnológicos.

É um tipo de energia totalmente limpa e renovável, já que o sol é um recurso que não se esgota.

Normalmente é utilizado para micro geração de energia, onde o produtor – que pode ser uma residência – consome a energia gerada e quando há excesso, ele é injetado na rede da distribuidora e gera-se crédito de energia para consumo.

À noite (quando não há sol e, portanto, não há geração de energia) ou quando há maior consumo do que geração, a residência recebe energia da distribuidora, normalmente.

Esse processo de gerar a própria energia e injetar o excesso na distribuidora, gerando créditos para o consumidor é chamado de Geração Distribuída.

 

Fontes:

www.ecycle.com.br/2890-energia-solar

www.youtube.com/watch?v=Gh_SPr2aCoA

www.pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear

www.infoescola.com/geografia/energia-nuclear-no-brasil/

www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/usinas-nucleares-no-brasil/

www.ambientelegal.com.br/angra-i-e-ii-o-que-fazer-com-o-lixo-nuclear/

www.eletronuclear.gov.br/Nossas-Atividades/Paginas/Angra-3.aspx

www.peritiaeconomica.com.br/energias-renovaveis-potencial-a-ser-explorado/

https://www.portal-energia.com/energia-nuclear/

http://www.hidroenergia.com.br/as-5-maiores-fontes-de-energia-eletrica-no-brasil/

 

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: