Blog

Alguns materiais imprescindíveis para a instalação de ar condicionado split.

Para você que está iniciando na área de instalação de ar condicionado split, pode ter dúvidas de que materiais deve utilizar! Por isso, separamos uma lista de alguns que estão extremamente necessários.

 

1 – Trena e cabos

Antes de iniciar a obra, você deve medir a distância de onde vai ficar a unidade evaporadora e a condensadora. Com isso você poderá calcular a quantidade tubo de cobrem material isolante e cabo para fiação elétrica que a instalação demandará. Você também precisará ter um instrumento de medição de trena para realizar esse trabalho

2 – Caixa de passagem

Depois concluir a fiação que liga o ar split à rede elétrica e a tubulação que conecta as duas unidades do aparelho, você precisará utilizar uma caixa de passagem para proteger essas conexões.

É preciso reservar espaço suficiente para essa instalação, pois ela será embutida na parede.

3 – Mangueira e tubo de PVC

O ar condicionado split utiliza uma condensadora para refrigerar e fazer calor no ambiente interno e uma quantidade de água é liberada no processo. E por isso, esses materiais são necessários para instalação do ar condicionado: a mangueira conduz o fluxo de água para fora do aparelho e o tubo de PVC funciona como um dreno, sendo conectado à rede pluvial do ambiente.

4 – Suporte para condensadora

Responsável por fixar a unidade condensadora na fachada da residência ou prédio, o suporte para condensadora é um material imprescindível para a instalação do ar condicionado split.

5 – Válvulas

Mudar o ciclo do ar condicionado do modo frio para o quente e controlar a circulação de fluidos, gases e ar são as duas funções das válvulas.

6 – Bomba de vácuo

Aparelho muito importante para retirar todo ar de dentro do split, fazendo com que a pressão reduza no interior e evitando danos futuros à condensadora ou à evaporadora. Esse aparelho é imprescindível para você conseguir retirar todo o ar de dentro do aparelho, reduzindo a pressão no interior e evitando danos futuros à condensadora ou à evaporadora.

7 -  Tubo de cobre

Para maior condutividade térmica, o tubo de cobre trabalha aquecendo e resfriando com maior rapidez, o que favorece a eficiência do aparelho.

8 – Fita PVC

Essa é uma fita que é autoaderente, não adesiva, usada para proteção e acabamento do duto de isolamento de polietileno do tubo de cobre (polipex, isotubo) em instalações de refrigeração e ar condicionado. É também usada para envelopar as linhas elétrica, hidráulica e de gás refrigerante numa instalação de ar condicionado split, entre as unidades condensadora (unidade externa) e evaporadora (unidade interna).

9 - Thermoflex ou polipex

Tubo isolante de polietileno que vai ao redor do cobre funcionando como isolante térmico. 

A maior parte destes materiais você encontra em nossa loja! Solicite já sua cotação! 

 

 

Fonte: 

https://www.dufrio.com.br/blog/dicas-de-instalacao/materiais-necessarios-para-instalacao-de-ar-condicionado-split/

Confira também:

11 VANTAGENS DO LED SOBRE AS LAMPADAS VAPOR METALICO/SODIO! #006

5 dicas de árvores de natal criativas!! #035

5 ideias criativas para você surpreender no jantar de dia dos namorados!