Blog

Condutores (fios e cabos)! #029

Os condutores servem para transmitir dados ou energia.  A primeira vista você pode se confundir um pouco com a variedade de condutores que estão disponíveis no mercado, por isto nesta  postagem vamos abordar este assunto, assim você pode ter mais segurança na hora de fazer sua instalação!

 Existem inúmeros tipos de condutores, cada um com sua aplicação definida e devendo ser dimensionado para suportar um limite de corrente. Sabendo disso você terá um diâmetro de condutor específico.  Hoje vamos focar nos tipos de cabos ais comumente encontrados e a aplicação de cada um!

Cabo Flexível 750v – Cabo padrão para instalações residências. Deve ser protegido com eletrodutos, canaletas ou perfilados pois tem isolação comum.  Este é o condutor mais usado em instalações.

Cabo Flexível 1kv – Este cabo já tem a aplicação mais especifica, podendo ser usado para instalações subterrâneas, já que possui dupla camada de isolação, suportando até 1000v.

Cabo Rígido (chamado de cabo 7 pernas) – Geralmente usado em entradas de energia.  Este condutor possui resistência mecânica maior que o flexível.

Cabo PP – Condutor muito comum em saídas de aparelhos elétricos, pois pode ter mais vias dentro de uma mesma isolação. Também usado em circuitos industriais. Devido a isolação PP, o cabo se destaca pela resistência e flexibilidade.

 

Cordão paralelo – Este tipo de condutor é  bastante usado pela sua praticidade e muito comum em extensões. Usado na maioria das vezes em conjunto de instalações de sistema X. Deve-se sempre levar em conta que sua isolação é um pouco inferior, suportando até 300v.

 

Cabo Coaxial – Usado para instalação de antenas, possui um material próprio para transmissão do sinal. Existem variações na quantidade de malha, podendo ter mais ou menos resistência. (RG59 - 67% de malha  e o RG6 - 95% de malha).

 

 

Cabo de Silicone -  Pela necessidade de resistência a  temperaturas elevadas, foi desenvolvido o cabo de silicone. Este suporta a corrente que circula e a temperatura do ambiente até 200ºC..

 

Cabo LAN – Utilizado em instalações de Rede de transmissão de dados.  Existem diferentes modelos conforme a necessidade, sendo divididos de acordo com sua isolação ou categoria. O modelo blindado pode ser colocado em áreas externas. A categoria é algo que influencia na sua taxa de transmissão.

 

Lembrando sempre que você deve consultar um profissional qualificado antes de qualquer instalação! Por hoje é só amigos, até a próxima!

Confira também:

11 VANTAGENS DO LED SOBRE AS LAMPADAS VAPOR METALICO/SODIO! #006

5 dicas de árvores de natal criativas!! #035

5 ideias criativas para você surpreender no jantar de dia dos namorados!